Fonte: Blog do Fernando Rodrigues/UOL (29.jun.2015)
A Rede Globo e as 5 emissoras de propriedade do Grupo Globo (em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Recife) receberam um total de R$ 6,2 bilhões em publicidade estatal federal durante os 12 anos dos governos Lula (2003 a 2010) e Dilma (2011 a 2014).
Como a cifra só considera TVs de propriedade do Grupo Globo, o montante ficaria maior se fossem agregados os valores pagos a emissoras afiliadas. Por exemplo, a RBS (afiliada da Globo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina) recebeu R$ 63,7 milhões de publicidade estatal federal de 2003 a 2014.
Outro exemplo: a Rede Bahia, afiliada da TV Globo em Salvador, que pertence aos herdeiros de Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), teve um faturamento de R$ 50,9 milhões de publicidade federal durante os 12 anos do PT no comando do Palácio do Planalto.
[Leia a reportagem completa no Blog]
Mais sobre o tema
Publicidade federal para mídia alternativa vai a R$ 9,2 milhões em 2014
Estatais defendem estratégia de publicidade em veículos alternativos
Acesse a íntegra dos arquivos sobre publicidade da União de 2000 a 2014
Facebook dispara na publicidade da União e ultrapassa veículos tradicionais
Agências na Lava Jato tiveram R$ 969 mi de publicidade nos anos Dilma
FCB e Borghi Lowe dizem colaborar com autoridades; Heads defende contratos
Em 4 anos, Dilma gastou R$ 9 bilhões em publicidade, 23% a mais que Lula