O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
30 jan 2024 - por Forum de Acesso

Fórum apresenta sugestões ao TSE para evitar apagão de dados durante período eleitoral

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Fórum apresenta sugestões ao TSE para evitar apagão de dados durante período eleitoral

O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas participou, na última quinta-feira (25), do Ciclo de Audiências Públicas sobre as normas das Eleições Municipais de 2024 realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Diretora de Programas da Transparência Brasil, Marina Atoji representou a coalizão e resgatou levantamento feito pelo Fórum sobre o apagão de dados durante o mais recente período eleitoral.

Encaminhados via ofício ao TSE e ao Ministério Público Eleitoral (MPE) em setembro de 2022, os dados alertam para o uso indevido da Lei Eleitoral para ocultar informações públicas e o consequente apagão de dados durante períodos eleitorais. Observou-se a suspensão de publicação de conteúdos ou mesmo a retirada de sites da administração pública do ar. 

Na audiência do dia 25 de janeiro, o Fórum apresentou contribuições à minuta sobre ilícitos eleitorais, sugerindo a inclusão de dispositivos que garantam o cumprimento da Lei de Acesso à Informação durante o período eleitoral, a fim de evitar a suspensão de publicações de interesse público, de perfis institucionais dos órgãos e até mesmo a retirada de sites oficiais do ar.

A íntegra da audiência pública está disponível no canal no Youtube do TSE. Para conferir a fala de Marina Atoji representando o Fórum, clique aqui.

Já em 2022, o TSE havia encaminhado o ofício do Fórum para análise pelo grupo de trabalho responsável pela sugestão de alterações na Resolução-TSE 23.610/2019 para as eleições municipais deste ano. Também indicou à Escola Judiciária Eleitoral que promovesse “publicações, cursos e qualificações que visem esclarecer as Administrações Públicas e a população geral acerca do assunto”.

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.