O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
29 set 2015 - por Admin

Sem dados do sistema penal na web, 5 estados ignoram lei federal, diz USP

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Em vigor no país há quatro anos, a Lei de Acesso à Informação é ignorada por cinco estados brasileiros, quando o assunto é segurança pública. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) constataram que Acre, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte e Roraima não possuem sites oficiais destinados a informar dados do sistema carcerário local, como endereços das unidades penais, número de presos, horários de visitação, etc.

O levantamento, realizado pelo Grupo de Estudos Carcerários Aplicados (Gecap) da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto (SP), foi realizado entre março e abril desse ano, e considerou não apenas a existência de uma página oficial com dados penitenciários, mas também a facilidade de acesso a essas informações.

“Essas não são informações cujo resguardo é necessário para a segurança da sociedade ou para a ordem pública. Não são segredos de estado. Saber quantos presos tem uma unidade, quantas vagas existem, não são informações de segurança nacional”, alega o professor Cláudio do Prado Amaral, coordenador do estudo.

[Leia a reportagem completa no G1]
Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.