O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
16 set 2022 - por Admin

MPRJ abre inquérito para apurar inoperância da Comissão Mista de Transparência do Rio

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


MPRJ abre inquérito para apurar inoperância da Comissão Mista de Transparência do Rio

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou, em 08.set.2022, inquérito civil contra o estado do Rio de Janeiro para investigar a inoperância de sua Comissão Mista de Transparência. Instaurada em out.2018 pelo Decreto Estadual 46.475/2018, a comissão deveria ter sido criada no mesmo ano, mas até hoje não entrou em funcionamento. A apuração do MPRJ é resultado da mobilização de membros do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, que denunciaram a inoperância do colegiado em ago.2021.

Ainda em jun.2021, organizações da sociedade civil publicaram uma nota técnica a respeito da classificação de sigilo de cinco anos, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, de documentos relativos à Operação Exceptis. A operação efetuada pela Polícia Civil ocorreu em mai.2021 e resultou na morte de ao menos 28 pessoas na favela do Jacarezinho, na capital do estado. Durante a elaboração do documento, a Transparência Internacional – Brasil e os membros do Fórum Transparência Brasil, Fiquem Sabendo e ARTIGO 19 verificaram o status da Comissão Mista de Transparência e registraram denúncias ao MPRJ e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ).

Se estivesse funcionando, o colegiado seria uma espécie de equivalente estadual da Comissão Mista de Avaliação de Informações (CMRI) que atua na esfera federal. Dentre as suas atribuições, estariam a sugestão de revisão de ofícios e a classificação de informações. No caso da classificação de documentos da operação no Jacarezinho, por exemplo, a Comissão Mista de Transparência do Rio poderia ter conduzido uma análise mais aprofundada e imparcial da imposição do sigilo. A implementação do colegiado também ofereceria mais uma instância a se recorrer na solicitação de informações públicas via LAI no estado.

O Fórum de Acesso tem monitorado o caso de perto e, em 17.ago.2022, participou de audiência pública com o promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, Décio Alonso Gomes, para discutir o problema. O encontro também contou com a presença de representantes da Transparência Brasil, Fiquem Sabendo, ARTIGO 19 e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), atual coordenadora do Fórum.

Com a abertura do inquérito, além da inoperância da comissão, o MPRJ também investigará a ausência de nomeação de seus integrantes e o descumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). O TCE-RJ, por sua vez, já havia acatado a denúncia em jan.2022 e solicitado explicações à Secretaria da Casa Civil, que deveria presidir a Comissão, e à Controladoria Geral do Estado, responsável pela implementação da política de acesso à informação no estado. Mas, diante da falta de resposta, o tribunal notificou novamente os órgãos, em 05.set.2022, para prestar esclarecimentos em até 15 dias.

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.