O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
28 out 2014 - por Admin

Se a viagem é para fora, eles vão de 1ª classe

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Fonte: O Estado de S. Paulo (25.out.2014) | Autores: Débora Bergamasco e Fábio Fabrini

Três integrantes da cúpula do governo da presidente Dilma Rousseff não dispensam a primeira classe quando precisam voar para o exterior. Usam para isso um decreto de 2000, editado na gestão Fernando Henrique Cardoso, que garante a ministros, secretários de Estado, além de chefes das Forças Armadas, vaga na classe Executiva ou na 1ª classe. Basta escolher.

(…)

Entre os 39 ministros de Dilma, 11 já fizeram, em algum momento, uma viagem na 1ª classe, com gasto de R$ 1,9 milhão. Os três donos das chaves do “cofre” – Mantega, com 14 viagens, Tombini, com 46 viagens, e Pimentel, atualmente governador eleito de Minas, com 18 viagens –, foram responsáveis por R$ 1,5 milhão dessa despesa.

(…)

Os dados sobre as viagens dos ministros estão disponíveis em sites de transparência do governo. O levantamento não inclui as viagens ao exterior em jatos da Força Aérea – opção ainda mais cara e muito usada – e as do Itamaraty, que não divulga gastos.

[Leia a reportagem no Estadão]

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.