O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
30 nov 2017 - por Admin

Psiquiatra de UBS se aposenta e pacientes ficam sem atendimento

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Para Joana (nome fictício), 38, moradora da Vila Penteado, na zona norte da capital, manter o tratamento psiquiátrico é imprescindível para a estabilidade do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

(…)

Joana foi encaminhada para a UBS Profª Maria Cecília F. Donnangelo, na Vila Penteado, mas, chegando ao posto, a surpresa na hora de agendar sua consulta: não havia médico psiquiátrico na unidade.

Até julho a unidade contava com uma psiquiatra que atuava 20 horas semanais. A vaga, porém, se mantém desocupada desde que a médica se aposentou. Passados quatro meses, a Prefeitura ainda não encaminhou um profissional para substituí-la, deixando a unidade sem o atendimento da especialidade.

(…)

Via Lei de Acesso a Informação, o 32xSP descobriu que a demanda espontânea que chega na UBS Profª Maria Cecília F. Donnangelo é direcionada para o Ambulatório Freguesia do Ó, via agenda regulada.

Há fila de espera de cerca de 100 pessoas, e os profissionais dos CAPSs (Centro de Atenção Psicossocial) do território mantêm sua atividade de matriciamento com os funcionários da unidade, de modo a possibilitar a resolutividade dos casos de menor complexidade.

[Leia a reportagem completa no 32xSP]
Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.