O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
8 set 2015 - por Admin

Luz nas sombras: quanto que o governo repassa aos empresários?

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Você sabia, caro leitor, que todas as empresas brasileiras, de todos os setores, seja no campo ou nas cidades, pagam, todos os anos, uma taxa sindical ao governo federal? E que o governo, de posse desse dinheiro, repassa, por meio da Caixa Econômica Federal, para as entidades sindicais patronais? O dinheiro sai das empresas – que são obrigadas a pagar a taxa -, entra no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e, de lá, seguindo regras estipuladas na CLT (sim, a CLT), ele é dividido pelo governo entre sindicatos (que ficam com 60%), federações (15%) e confederações (5%). Os 20% restantes ficam no FAT, que tem, entre suas obrigações, o pagamento de seguro-desemprego e abono salarial. Sim, os mesmos benefícios que o governo Dilma Rousseff, no início deste ano, restringiu o acesso para ajudar no ajuste fiscal.
Reforço, leitor: falamos aqui de sindicatos patronais e não dos trabalhadores.
Havia, até agora, uma caixa preta aí. Nunca foi dada publicidade sobre esse dinheiro. Quando perguntado, mesmo por meio da Lei de Acesso à Informação, o governo (Caixa e Ministério do Trabalho) sempre negou essas informações, alegando sigilo bancário.

[Leia a reportagem completa no Estadão]
Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.