Desde esta terça-feira (01.09.2015), o site do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas está com novo design e novo sistema de publicação. Mais semelhante a um portal de notícias, apresenta de forma mais organizada as reportagens sobre acesso a informações públicas recolhidas em jornais de todo o país desde 2008.
O site passa a dar mais destaque às ferramentas oferecidas pelo Fórum, como o modelo para pedido de acesso a informações e a lista para portais de transparência pública, em processo de atualização. Outros conteúdos relacionados à Lei de Acesso a Informações Públicas ganharão espaço, como pesquisas sobre a regra (como o Mapa de Acesso a Informações Públicas e o Relatório de Desempenho da Lei de Acesso, produzidos pela Abraji).
O sistema de publicação também foi alterado, tornando o sistema de busca de conteúdo no site mais eficaz e facilitando a participação de leitores por meio de comentários.
É a segunda reformulação no site do Fórum. A primeira, em janeiro de 2014, teve como objetivo atualizar seu visual, que se mantinha desde que ele foi criado em 2008. Neste segundo momento, buscou-se modernizar tanto o sistema de gerenciamento de conteúdo quanto o design, que agora é responsivo — adapta-se a vários tipos de dispositivo, como tablets e smartphones (considerando que, segundo o IBGE, mais de 57% das residências acessaram a internet por estes meios).
O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas foi criado em 2003, após o I Seminário sobre Direito de Acesso a Informações Públicas realizado pela Abraji em Brasília. Trata-se de uma coalizão de 25 entidades da sociedade civil com atuação livre de interesses político-partidários em prol da aprovação da Lei de Acesso a Informações Públicas. A partir de 2011, com a sanção da LAI, o Fórum se dedica a monitorar a implementação da regra em todo o país por meio de reportagens e a oferecer referências a respeito da LAI.