Fonte: Contas Abertas (8.mai.2015) | Autora: Marina Dutra
Durante seminário realizado no Tribunal de Contas da União (TCU) nessa quinta-feira (7), sobre os 15 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive anunciou a criação do projeto “Tesouro Transparente”, que busca recuperar séries históricas e melhorar o acesso à informação. Segundo ele, “a transparência é o primeiro passo para uma melhor análise dos dados públicos”.
Saintive ressaltou a importância da transparência para o controle social: “Transparência faz com que se identifique os riscos fiscais, não só pelo próprio Tesouro, mas pela sociedade, por organizações como o Contas Abertas. Não conseguimos evoluir em termo de alocação de recursos, se não tivermos uma prestação de contas eficientes”.
O secretário participou do último painel do seminário, que discutiu instrumentos de transparência da gestão fiscal e controle social, e também contou com a presença do secretário-geral do Contas Abertas, Gil Castello Branco, e do jornalista investigativo Fernando Rodrigues.