O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
22 jun 2009 - por Admin

Major Curió revela arquivos mantidos em sigilo por 34 anos

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Uma reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo” no domingo, dia 21.jun.2009, revela detalhes do arquivo pessoal do militar Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como major Curió. Os papéis e as declarações de Curió indicam que 41 integrantes da Guerrilha do Araguaia, comandada por membros do PC do B de 1972 a 1975, foram executados pelas forças militares do governo, no norte do Estado de Tocantins.

 

 A revelação desses dados por parte de Curió, que participou da repressão à guerrilha, são mais uma demonstração de como o Brasil sofre por não ter uma legislação clara sobre arquivos produzidos por agentes públicos. As informações originadas no âmbito do Estado ficam restritas muitas vezes a integrantes do governo. Sua divulgação depende da boa vontade de alguns ou do esforço da mídia.

O acervo de Curió, revelado na reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”, permite acrescentar 16 nomes à lista conhecida de 25 guerrilheiros do Araguaia mortos pela ditadura. O arquivo indica que os militantes foram executados quando já não ofereciam resistência, segundo o jornal.

 

Para ter acesso ao fac-símile das reportagens do “Estadão”, clique nos links abaixo:
O Estado de São Paulo, capa

Curió abre arquivo e revela que Exército executou 41 no Araguaia

Entre guerrilheiros e "apoios" rede movimentou 256 pessoas

Aumenta a pressão pela abertura de todos os arquivos do Araguaia

"Não se corta erva daninha pelo caule"

Os arquivos também estão disponíveis para download em Download de Documentos

 

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.