O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
2 maio 2022 - por Admin

Eventos marcam os 10 anos da LAI

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Eventos marcam os 10 anos da LAI

Atualizado em 13 de junho de 2022, às 17h40.

Em comemoração aos 10 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI), o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas promoveu o ciclo de eventos on-line “10 anos da LAI: impacto, desafios e oportunidades”. Especialistas em transparência pública abordaram a relação entre esse dispositivo legal e os temas eleições 2022, controle social, proteção de dados, apuração jornalística e meio ambiente. A série incluiu três debates e uma oficina realizados nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio de 2022.

A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), foi idealizada com o objetivo de regulamentar o direito de acesso a informações públicas assegurado pela Constituição Federal. Implementada no dia 16.mai.2012, a LAI estabelece uma série de diretrizes a serem seguidas por diferentes poderes e esferas da administração pública a fim de garantir a publicidade das informações, enquanto mantém o sigilo como exceção.

Ao longo de uma década em vigor, a Lei de Acesso à Informação tem impulsionado a transparência pública e iniciativas de governo aberto, apesar de enfrentar sérios obstáculos. Recentemente, a LAI tem sido ameaçada pela classificação equivocada de documentos públicos como sigilosos e também pelo uso indevido da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para negar pedidos de acesso à informação. Diante desse cenário, a iniciativa do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas busca não só celebrar os avanços possibilitados pela lei, como também alertar para os possíveis retrocessos em sua aplicação.

A gravação do ciclo de eventos fica disponível em sua plataforma oficial até o final de junho. As inscrições podem ser feitas neste link. Para obter o certificado de participação, é preciso assistir a 75% do evento, ou seja, a pelo menos três atividades da programação. Aqueles que não conseguiram acompanhar os encontros ao vivo, podem assistir às gravações até 30 de junho de 2022 e ainda receber o certificado.

Confira a programação:

  • Bruno Andrade, servidor da Justiça Eleitoral;
  • Nina da Hora, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV (CTS-FGV) e integrante da Comissão de Transparência das Eleições do TSE;
  • Tai Nalon, diretora-executiva de Aos Fatos e conselheira da Associação de Jornalismo Digital (Ajor);
  • Mediação: Danielle Bello, coordenadora de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil.
  • Joara Marchezini, coordenadora de projetos do Instituto Nupef;
  • Roberto Livianu, procurador do MP-SP e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção (INAC);
  • Tatiana Bastos, presidente do Instituto de Direito Coletivo (IDC);
  • Mediação: Marina Atoji, gerente de projetos da Transparência Brasil.
  • Léo Arcoverde, cofundador da Fiquem Sabendo e produtor de reportagem da GloboNews;
  • Bruno Morassutti, advogado, especialista em direito público e processo civil e cofundador da Fiquem Sabendo;
  • Paulo Saldaña, repórter da Folha de S. Paulo e diretor da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca);
  • Mediação: Katia Brembatti, vice-presidente da Abraji.
  • Ana Paula Valdiones, coordenadora do Programa de Transparência Ambiental do Instituto Centro de Vida (ICV);
  • Jéssica Botelho, pesquisadora do Atlas da Notícia;
  • Kátia Brasil, cofundadora e editora-executiva da Amazônia Real;
  • Mediação: Júlia Rocha, coordenadora do programa de Acesso à Informação e Transparência da Artigo 19.

Para mais informações, acesse a plataforma do ciclo de eventos.

Promoção de conhecimento

Como parte das comemorações, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas lançou, em 6 de junho de 2022, o e-book gratuito “A LAI é 10: o Brasil após uma década da Lei de Acesso à Informação”, produzido pelos próprios membros da coalizão. Segundo Maria Esperidião, gerente executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a ideia é que o livro sirva de referência sobre o estado do acesso à informação no Brasil até agora, destacando a importância da LAI para áreas fundamentais como saúde, educação e meio ambiente.

O download do e-book está disponível neste link.

Sobre o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas

Criado em 2003 com o objetivo de reunir organizações da sociedade civil para mobilizar governo e sociedade pela regulamentação do direito de acesso à informação, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas hoje atua no controle social da implementação da Lei de Acesso à Informação. Composta por 28 membros, a coalizão é coordenada atualmente pela Abraji.

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.