O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
30 nov 2023 - por Forum de Acesso

Conheça os vencedores do Prêmio Cadeado de Chumbo 2023

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Conheça os vencedores do Prêmio Cadeado de Chumbo 2023

Após oito anos da primeira edição, o Prêmio Cadeado de Chumbo 2023 chega a sua etapa final. O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas e a Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS) anunciam hoje, 30 de novembro, os “vencedores” da premiação, ou melhor, os órgãos públicos que forneceram as piores respostas a pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI). O Ministério da Justiça e da Segurança Pública levou o grande prêmio do público, que premiou outras seis modalidades.

Quando a RETPS lançou o prêmio, em 2015, a LAI (Lei 12.527/2011) estava em vigência havia apenas três anos. Apesar dos avanços na implementação da lei e da adesão de entes públicos de diferentes níveis e esferas nos anos seguintes, observa-se que até hoje a LAI não é totalmente acatada. “A efetiva transparência nos órgãos públicos não está assegurada, haja visto recentemente os retrocessos em várias esferas públicas durante o auge da pandemia de COVID-19, o que demanda a atenção e a mobilização da sociedade” aponta Fernando Meloni, membro da RETPS. 

Nesse cenário, o Fórum de Acesso uniu-se à RETPS para retomar a iniciativa e pressionar a administração pública pelo cumprimento das políticas de transparência e acesso à informação.

Remodelada, a edição de 2023 possibilitou a participação da sociedade do início ao fim do processo: os órgãos indicados partiram de sugestões registradas pelo público, bem como os vencedores da premiação, eleitos por meio de votação on-line. Foram 61 indicações enviadas e, após curadoria da comissão avaliadora do prêmio, 23 entidades figuraram na lista final, distribuídas nas seis categorias do Cadeado de Chumbo: Lero-lero, Passa ou repassa, E o vento levou, Disco riscado, Contorcionistas e malabaristas, e Não fale conosco.

Todas as respostas e não respostas às solicitações de informação indicadas à premiação estão disponíveis nesta planilha. A votação ocorreu de 22 a 29 de novembro e os resultados você confere a seguir.

VENCEDORES DO PRÊMIO CADEADO DE CHUMBO 2023

Categoria: Lero-lero

Descrição: Quando o órgão dá resposta que não corresponde ao solicitado.

Vencedor: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ)

Ano de registro do pedido de LAI: 2023


Categoria: Passa ou repassa

Descrição: Quando o pedido fica passando de um órgão para outro.

Vencedores: empate entre Prefeitura Municipal de Mossoró (RN) e indicação conjunta de Empresa Brasileira de Comunicação S.A (EBC), Ministério das Comunicações e Presidência da República.

Ano de registro do pedido de LAI: 2023 (RN) e 2022 (Federal)


Categoria: E o vento levou

Descrição: Quando o órgão alega que a informação solicitada sumiu, não existe ou que não a possui.

Vencedor: Vice-Presidência da República

Ano de registro do pedido de LAI: 2021


Categoria: Disco riscado

Descrição: Quando o órgão repete sempre o mesmo argumento, independentemente do conteúdo da solicitação ou do recurso.

Vencedor: Ministério da Saúde (única indicação selecionada, portanto, vencedor automático)

Ano de registro do pedido de LAI: 2022


Categoria: Contorcionistas e malabaristas

Descrição: Quando o órgão responde ou nega acesso à informação utilizando argumentos sem fundamento, errôneos ou absurdos.

Vencedor: Ministério da Justiça e da Segurança Pública

Ano de registro do pedido de LAI: 2023


Categoria: Não fale conosco

Descrição: Quando o órgão simplesmente não responde nada ao solicitante.

Vencedor: empate entre Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP) e Prefeitura Municipal de Feira de Santana (BA)

Ano de registro do pedido de LAI: 2023 (SP) e 2020 (BA)


O público também elegeu um vencedor geral para o Cadeado de Chumbo 2023: Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). A proposta era votar na pasta que registrou a pior resposta a um pedido de LAI dentre todas as indicadas ao prêmio. O protocolo em questão, feito em 03/01/23, solicitava os temas dos relatórios de inteligência elaborados pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do MJSP, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. À época, a pasta negou o acesso impondo sigilo de prazo indeterminado às informações. Mas, por fim, a Controladoria-Geral da União (CGU) julgou o recurso registrado em 3ª instância pelo solicitante e opinou pelo provimento da demanda.

Reunindo dezenas de organizações da sociedade civil em defesa do acesso à informação, o Fórum de Acesso e a RETPS possuem vasta experiência em controle social e articulação com entes públicos para a promoção da transparência. Se, por um lado, as entidades realizaram o prêmio para engajar a sociedade, de forma acessível e bem-humorada, no monitoramento da Lei de Acesso à Informação; por outro, a expectativa é que os órgãos indicados renovem seus esforços para cumprir a lei. 

As duas coalizões também se colocam à disposição da administração pública para dialogar sobre a promoção do acesso a informações públicas e da participação social. “O Fórum, assim como a RETPS, historicamente agem para pressionar por mais acesso a informações, mas reconhecem a importância de um espírito de colaboração com os entes públicos, buscando promover a troca de conhecimento e auxiliar órgãos e servidores a elevar o nível de abertura das informações para a sociedade. A transparência alavanca a democracia e, nesse processo, todos saímos vencedores”, afirma Katia Brembatti, presidente da Abraji, organização que coordena o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.

Sobre a Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS)

A RETPS é constituída por 19 organizações da sociedade civil e cidadãos que atuam para ampliar a transparência do poder público, bem como para estimular a sociedade a participar e a exercer o controle social dos recursos e das políticas públicas. Entre os focos de atenção do coletivo estão a Lei de Acesso à Informação, transparência orçamentária, dados abertos, Parceria para Governo Aberto, ferramentas digitais para auxiliar o cidadão, além de propostas priorizadas na 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social – Consocial.

Sobre o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas

O Fórum de Acesso é uma coalizão dedicada a fazer o controle social da implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Atualmente é composto por 31 membros, dentre organizações da sociedade civil, veículos de comunicação, pesquisadores e grupos de pesquisa. A rede teve participação intensiva no processo que resultou na sanção da LAI.

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.