O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO

Atuação



O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas atua em três frentes para impulsionar e garantir a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de políticas de acesso à informação no Brasil: produção de conhecimento na área, comunicação e interação com órgãos públicos. Frequentemente, as três ações são realizadas de forma interligada, para potencializar os resultados.

A coalizão produz avaliações e notas técnicas a respeito do cumprimento das obrigações de transparência impostas pela LAI, desde a divulgação ativa de informações até o atendimento a pedidos de acesso a informações pelo Estado. Os materiais são divulgados para o público geral e à imprensa, fornecendo um panorama sobre o exercício do direito constitucional de acesso a informações, e encaminhados diretamente aos órgãos públicos avaliados e a órgãos de controle como Tribunais de Contas e o Ministério Público, para que eventuais problemas constatados sejam resolvidos.

Para incentivar e expandir o uso da LAI – e, consequentemente, estimular sua implementação efetiva –, o Fórum publica dicas e instruções sobre aplicações práticas de dados disponibilizados por órgãos públicos e de pedidos de acesso a informações. Especialmente, mas não apenas, em datas marcantes (como os aniversários de sanção e entrada em vigor da LAI), o Fórum realiza eventos temáticos para apresentar e discutir os impactos da legislação que ajudou a criar, e manter sua tradição de impulsionar o debate em direção aos avanços ainda necessários na área.

Em casos de grande relevância e repercussão relacionadas ao cumprimento ou descumprimento da LAI ou de outras regras de transparência, o Fórum publica notas de opinião e, conforme o caso, cobra ações cabíveis das autoridades competentes, como forma de pressão em prol da sociedade.
Origem


A decisão de criar o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas foi tomada em 30 de setembro de 2003, ao final do I Seminário Internacional sobre Direito de Acesso a Informações Públicas, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) em Brasília. O propósito era unir esforços para que o debate sobre o tema fosse mais presente na sociedade e no Congresso Nacional, onde alguns projetos de lei para regulamentar o inciso XXXIII do art. 5º da Constituição Federal já tramitavam. O Fórum de Acesso foi lançado oficialmente em solenidade na sede do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Brasília, no dia 25 de novembro de 2004. À época, o jornalista Fernando Rodrigues, então diretor-executivo da Abraji e coordenador da coalizão, definiu-a como “uma iniciativa pioneira por colocar junto diversos setores da sociedade civil a favor de uma causa que vai beneficiar o país”.
Fórum de direito de acesso a informações públicas
“Uma iniciativa pioneira por colocar junto diversos setores da sociedade civil a favor de uma causa que vai beneficiar o país”
Objetivos


O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas tem como objetivos:
A
Promover e incentivar o debate sobre direito de acesso a informações públicas no Brasil – e sobre temas correlatos, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, legislações sobre dados abertos e sobre gestão e manutenção de registros públicos.
B
Defender a Lei de Acesso a Informações Públicas (Lei federal 12.527/2011) e sua preservação como uma legislação que garante e facilita o acesso do público no Brasil a documentos públicos produzidos pelos Três Poderes da República, bem como aos documentos da administração pública nos níveis estaduais e municipais.
C
Defender que os órgãos públicos, em todos os níveis, tenham a preocupação de corretamente arquivar qualquer documento público de forma a facilitar o seu acesso futuro, bem como de manter sistemas permanentes de gerenciamento e preservação desses documentos.
D
Exercer o controle social da implementação da Lei de Acesso a Informações Públicas nos Três Poderes e nos três níveis de governo.
E
Divulgar o direito de acesso a informações públicas e a Lei de Acesso a Informações Públicas.
Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.