O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
7 nov 2012 - por Admin

Lei de Acesso é destaque na abertura da 15a. Conferência Internacional Anticorrupção

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


"DilmaEm seu discurso de abertura da 15a Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, na sigla em inglês) esta manhã em Brasília, a presidente Dilma Rousseff destacou a aprovação da Lei de Acesso a Informações Públicas como "um orgulho", uma das iniciativas brasileiras mais importantes no combate à corrupção. "Acreditamos ser uma das leis mais avançadas do mundo", afirmou Dilma.

A presidente defendeu a expansão da cultura da transparência para o setor financeiro global. Segundo ela, trata-se de uma área com potencial para afetar profundamente a sociedade (referindo-se à crise financeira global iniciada em 2008) e precisa estar aberta ao controle do público.

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, também apontou a Lei de Acesso como grande instrumento do governo federal para combater a corrupção. "O incremento da transparência é o melhor e o principal antídoto´ contra a corrupção", disse. Ele enfatizou o ineditismo da obrigatoriedade de divulgação dos salários dos servidores públicos federais e a obtenção de sucessivas anulações de liminares contrárias à divulgação.

Por Marina Iemini Atoji

 

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.