O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
22 out 2012 - por Admin

Decisão do BC de baixar juros não foi unânime pela 1ª vez desde Lei de Acesso

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Fonte: UOL (10.out.2012) | Foto: Elza Fiúza/ABr

"ReuniãoPela primeira vez desde que está valendo a Lei de Acesso à Informação (a partir de maio deste ano), a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, sobre a taxa básica de juros (Selic) não foi unânime. O Copom baixou os juros em 0,25 ponto percentual, indo de 7,5% para 7,25% ao ano.

A lei obriga a divulgação dos votos de cada um. Como desde maio, em todas as reuniões as decisões de corte de juros haviam sido unânimes, não foi necessário divulgar o voto de ninguém.

O Copom é composto pelo presidente do Banco Central e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização, e Administração.

Desta vez, foram divulgados os votos de quem foi contrário à decisão da maioria, ou seja, queda de 0,25 ponto percentual nos juros. Quem votou contra foram os seguintes diretores: Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton e Sidnei Corrêa Marques.

A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em maio deste ano com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos.

Com isso, o Brasil passa a compor, com outros 91 países, o grupo de nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público.

Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão pleno acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra "i" em verde.

 

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.