Organização dos EUA desenvolve site para acompanhar a Open Government Partnership

Fonte: () | Autoria:

Logo Open GovernmentUma organização da sociedade civil nos Estados Unidos, a OpenTheGovernment.org, desenvolveu um site para coordenar os trabalhos das ONGs no contexto da Open Government Partnership (OGP, Parceria para Governo Aberto).

O site contém planos para criar 19 "equipes" que ajudarão o governo norte-americano em diferentes partes no plano de ação do país na iniciativa e avaliarão o progresso.

Todos os países participantes da OGP preparam planos de ação nacionais contendo compromissos voluntários para promover transparência com participação pública. A maioria terá sua versão no encontro da Parceria que ocorrerá em Brasília, em 17 e 18 de abril.

As organizações civis esperam que o site recém-lançado e o plano de organização possam servir de modelo para outros países. Ele servirá para centralizar informações e assim encorajar o envolvimento da sociedade.

Quando as equipes de acompanhamento do plano de ação estiverem formadas, cada uma entrará em contato com o responsável, no governo, pela área coberta pelo grupo. A equipe desenvolverá parâmetros de avaliação para o cumprimento das metas estabelecidas pelos EUA no plano de ação apresentado à OGP, e fará o monitoramento com base neles.

De acordo com o grupo, "a Casa Branca concordou em encaminhar os encontros das equipes com os responsáveis no governo".

Brasil
No Brasil, a participação da sociedade civil nos trabalhos da Open Government Partnership está em debate. No final de fevereiro, organizações não-governamentais se reuniram em São Paulo para definir estratégias de aproximação com o governo.

Com informações de Freedominfo.org