O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
3 mar 2011 - por Admin

ONU recomenda tolerância zero no combate à corrupção no Brasil

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


""A Jife (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes), órgão das ONU (Organização das Nações Unidas), recomendou nesta quarta-feira (02.mar.2011) que o Brasil adote uma postura de "tolerância zero" no combate à corrupção. De acordo com o órgão, a corrupção é um dos principais fatores que contribuem no aumento do tráfico de drogas no mundo. A ONU aconselha a transparência nos órgãos do governo e mecanismos de controle – como controle rigoroso das contratações, auditorias internas e externas e boa remuneração dos servidores.

Leia abaixo a íntegra da reportagem publicada no portal "R7" ou acesse o site

A Jife (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes), órgão das ONU (Organização das Nações Unidas), recomendou nesta quarta-feira (02.mar.2011) que o Brasil adote uma postura de "tolerância zero" no combate à corrupção.

A recomendação faz parte do o Relatório 2010 da Jife, que também concluiu que a corrupção é um dos principais fatores que contribuem para o aumento do tráfico de drogas no mundo. Segundo o estudo, as áreas de narcotráfico intenso costumam apresentar elevados índices de violência e corrupção.

De acordo com a junta da ONU, as ações adotadas pelo Brasil no combate à corrupção estão de acordo com o recomendado, mas que sempre é possível ir além. O representante do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil, Bo Mathiasen, comentou a situação do Brasil.

– O Brasil está cumprindo as metas delimitadas dentro do controle internacional de drogas. Mas todos os países têm que adotar uma série de medidas para prevenir e também para investigar e, por fim, punir ou criar um regime de disciplina contra a corrupção.

Na prática, a ONU aconselha a transparência nos órgãos do governo e mecanismos de controle – como controle rigoroso das contratações, auditorias internas e externas e boa remuneração dos servidores.

– Para isso [para o combate à corrupção] é importante observar a maneira de contratar as pessoas, a maneira de pagar as pessoas- pagar bem as pessoas- fazer investigações internas e externas. A própria transparência do trabalho das instituições também é importante para prevenir e combater a corrupção.

Em relação às boas iniciativas brasileiras, o representante da ONU citou a Operação Guilhotina.

– Posso citar a Operação Guilhotina, mas tenho que ressaltar que é uma investigação, então não se pode apontar culpados ainda. Mas é importante notar que essa operação certamente demonstra uma vontade e uma determinação do poder público de encontrar os possíveis casos de corrupção da polícia no Rio de Janeiro.

A Operação Guilhotina, realizada pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, prendeu 43 pessoas, e derrubou o chefe de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski. 

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.