O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
17 set 2010 - por Admin

Colômbia debate abertura de relatórios de espionagem de jornalistas e funcionários públicos

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


O ministro de Interior e Justiça da Colômbia, Germán Vargas Lleras, propôs desclassificar informações secretas da agência de inteligência sobre a espionagem ilegal de jornalistas, políticos, juízes e defensores de direitos humanos durante o governo do presidente Álvaro Uribe. A sugestão foi recebida com fortes reações.

Funcionários do governo de Juan Manuel Santos e líderes políticos elogiaram a disposição das autoridades em divulgar as informações e revelar o alcance da espionagem feita pelo Departamento Administrativo de Segurança (DAS), mas também pediram prudência para não prejudicar as investigações do Ministério Público, explicam El Nuevo Sigilo e El Tiempo. A revista Semana analisou se a desclassificação de documentos de inteligência é legalmente viável.

O escândalo dos grampos ilegais do DAS foi revelado em 2009 e ganhou novos contornos no fim de semana, quando a imprensa denunciou que o próprio presidente Santos e o ministro do Interior haviam sido vítimas de espionagem. “É incrível que isso tenha ocorrido", afirmou Vargas Lleras, em citação da Reuters.

Fonte: Knight Center for Journalism in the Americas

 

 

 

 

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.