O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
7 maio 2010 - por Admin

Jornalistas canadenses reprovam o governo no acesso a informações

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


A organização Jornalistas Canadenses pela Liberdade de Expressão (CJFE, na sigla em inglês) publicou seu primeiro Relatório sobre a Liberdade de Expressão. O desempenho do governo federal na área de acesso à informação pública recebeu um F, a pior qualificação possível, informaram os jornais Globe and Mail e Toronto Sun.

Segundo o Globe and Mail, as autoridades parecem dispostas a invocar o argumento da segurança nacional de forma indiscriminada para evitar a entrega de documentos, e os jornalistas se queixam de que o governo Stephen Harper não cumpriu suas promessas de reformar os procedimentos de acesso a informação e melhorar a transparência e a prestação de contas. O CJFE pediu ao governo que altere as leis de acesso no Canadá, que qualificou como mais atrasadas que as do Paquistão, da Índia e do México.

A Suprema Corte canadense, por outro lado, recebeu nota máxima por suas decisões sobre difamação, que garantiram proteção aos jornalistas, afirma o Globe and Mail.

Fonte: Knight Center for Journalism in the Americas

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.